Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador
notícias da oficina
edição 38

Olá, amig@!

A 39ª edição da News da Oficina da Comunicação quer agradecer por esse ano tão desafiador que estamos encerrando e aproveitar a oportunidade para te convidar a uma reflexão sobre 2019, que está batendo à nossa porta.

Será possível a nós construir um ano melhor? Será fácil ser empático às causas que nos são apresentadas?

Nós na Oficina da Comunicação estamos cheias de esperança e boas intenções para o ano novo.

Trazemos uma reflexão sobre olhar o outro de um jeito "novo" seja ele uma pessoa ou um pet. Na seção "Vamos ajudar?" listamos ONGs que realizam um trabalho sério com animais abandonados. Se essa causa lhe for cara, convidamos você a contribuir como puder, mesmo que seja apenas divulgando sua missão e suas redes sociais.

Todos nós podemos fazer algo. A vida faz muito mais sentido assim.

Diga-nos o que gostaria de ler por aqui, combinado?

Continue enviando sugestões para deixar nossa news cada vez melhor!

Os melhores votos de um ano novo incrível para você!
Um abraço, Fran Oliveira e Equipe

"Entre aspas"

"Quando você olha dentro de um buraco, o buraco olha dentro de você"

Nietzsche

 

Exercício de empatia em 2019

Imbuídos pelo clima das festas e envolvidos com a atmosfera de fim de ano, é comum que nos sintamos mais envolvidos com as pessoas e empáticos a suas dores. Nos importamos mais, nos comprometemos mais com o bem estar comum e fazemos concessões. Em alguns casos, perdoamos, pedimos perdão, nos aproximamos, abraçamos.

E se você experimentasse tudo isso nos outros meses do ano? Já imaginou como seu fardo poderia ser mais leve?

E por falar em causa nobre, o Dezembro Verde que movimentou o último mês do ano está chegando ao fim. Trata-se da conscientização sobre o abandono de animais, ainda mais no próximo trimestre, que sobe o número de desamparo aos "pelinhos" devido a temporada de férias.

Estamos falando sobre isso não só pela repercussão da brutalidade que aconteceu com a cadelinha espancada no mês anterior, o intuito é a conscientização e o incentivo a pratica do amor e da empatia ao pé da letra, pois os dados de casos similares crescem todos os dias.

O espírito natalino possibilita que fiquemos mais empáticos e sensibilizados, mas é importante saber que a compaixão e a empatia vão muito além de apenas se colocar no lugar do outro e entender sua causa, a verdade da palavra está na prática, com intuito da melhora e evolução como ser humano.

Todos somos falhos, mas a empatia pode levar a um estágio capaz de projetar soluções que ofereçam experiências boas, seja para um amigo, irmão, desconhecido, animal, seja para quem for, mas que seja.

Quando olhamos o outro nos olhos temos chances muito maiores de nos reconhecermos ali. Nas decisões que ele tem que tomar (e nem sempre você apoia), nas palavras que ele usa, mas atitudes que tem.

Há um ano, uma exposição esteve temporariamente no Brasil (Parque Ibirapuera, em São Paulo) com o título "Caminhando em seus sapatos". Uma curadoria de 25 histórias contadas por 25 personagens com o intuito de que o ouvinte pudesse se colocar no lugar do outro, enquanto caminhava com os sapatos desse narrador.

Inspirada pelo Empathy Museum (http://www.empathymuseum.com/), de Londres, a exposição percorreu importantes cidades no mundo e tinha o objetivo de fazer o ouvinte perceber que muitas vezes o seu nível de intolerância é tão alto que você até esquece que há uma pessoa ali.

Vivemos um momento tão hostil que atacamos até sem perceber. Somos tão irritadiços que respondemos mal a um colega de trabalho, ao irmão, aos pais, amigos, cônjuges e muitas vezes não sabemos muito bem a razão. A sociedade está tão intolerante que uma opinião contrária a sua é motivo de revolta. Atacamos colericamente quando muitas vezes caminhar até a janela seria suficiente para evitar "tais desastres" e aí ficamos inibidos de pedir desculpas e nesse efeito cascata quem recebeu uma resposta atravessada usa o mesmo recurso com outra pessoa.

Nossa proposta é você se comprometer em ser uma pessoa melhor todos os dias e sugerimos que pequenos gestos sejam adquiridos aos poucos para que se tornem hábitos.

Encerramos por aqui agradecendo seu tempo e atenção e com os votos de boas festas, desejamos a evolução sempre!

 

Destaques da Oficina

A Franchise4U (www.franchise4u.com.br) encerrou a décima edição em São José dos Campos, interior paulista com a nova temporada já definida. Em 2019, o evento tem estreia em fevereiro, no Hotel Unique, em São Paulo. Até dezembro do próximo ano, a F4U terá passado por Fortaleza, Goiânia, Campinas, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Vitória, Rio de Janeiro, Recife, Manaus, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre e Natal.

   

Proporcionando inclusão e qualidade de vida para as pessoas que possuem alergia a animais domésticos, a Alergoshop acaba de lançar o primeiro produto da linha Alerpet (https://alergoshop.com.br/alerpet/). Trata-se de uma loção higienizante que remove a carga de alérgenos presente no pelo dos animais antes que eles pairem pelo ar e causem as reações alérgicas, sanando o problema de uma forma simples e eficaz, ou seja, não tem mais desculpas para não adotar. Confira o vídeo na íntegra sobre a utilização e eficácia do produto: https://www.youtube.com/watch?v=eVLz48dfaTU

   

A Bolos da Cecília (www.bolosdacecilia.com.br) acaba de fechar uma parceria com a Latam para os voos nacionais. Desde o início de dezembro, o bolo de laranja da marca entrou no cardápio da companhia aérea e em março de 2019 dois novos sabores serão oferecidos aos passageiros.

   

A Jamef (www.jamef.com.br), pelo terceiro ano consecutivo, decorou sua frota com adesivos em comemoração ao fim de ano. A ideia é desejar boas festas e dar boas-vindas ao ano que se aproxima.

   

O especialista em sustentabilidade Marcus Nakagawa ministrará um curso de férias entre os dia 14 e 18 de janeiro de 2019, na ESPM, em São Paulo. "Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo?" é voltado para executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais, para que possam discutir, aprender e planejar a união de ações e valores pessoais na profissão. Inscreva-se: https://bit.ly/2OQL6cQ

   

Veja os destaques dos nossos clientes na mídia

Vamos ajudar?

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 30 milhões de animais, prevalecendo cães e gatos, vivem nas ruas das cidades do Brasil. Entre os animais silvestres, as mais de 100 mil espécies da fauna brasileira sofrem com a extinção, parte delas em decorrência do tráfico de animais ou pela não-conservação da biodiversidade necessária para sua vivência. Listamos aqui algumas ONGs que realizam um trabalho sério nos cuidados e estímulo a adoção de pets. Pense nisso, faça sua parte!

https://www.instagram.com/focinhoabandonado/
https://www.amigonaosecompra.com.br/
https://amparanimal.org.br/
http://ilm.org.br/
http://abrigocoracao.eco.br/

Dicas Oficina

Um reduto de paz e contemplação da natureza, bem pertinho de São Paulo, em Itapecerica da Serra, o templo ecumênico Kinkaku-ji foi erguido numa área de cerca de 190 mil m², no meio de uma reserva preservada da Mata Atlântica. Inaugurado na segunda parte dos anos 70, o templo do Brasil é uma réplica do japonês de mesmo nome construído no século XIV e assim como o original, o Kinkaku-ji é circundado por um lago povoado por carpas coloridas (nishikigois).

O local recebe visitantes todos os dias. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 4666-4895. #OficinadaComunicação

Conteúdo editorial e diagramação: Oficina da Comunicação Integrada © 2018.