Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa! 58ª News "Sustentabilidade e Empreendedorismo", aí vamos nós!
Todos são responsáveis pela quantidade de resíduos descartados no planeta, e com pequenas mudanças de hábitos em nosso dia a dia, a diminuição do volume de resíduos pode ser bastante expressiva. Já pensou em como começar a fazer isso e melhorar sua maneira de consumir?
Continue comigo e aproveite mais uma edição da minha news!
Marcus Nakagawa Consumo do plástico de maneira consciente Já não é novidade falarmos sobre o consumo consciente por aqui, desta vez, venho chamar a atenção sobre um produto específico, que está presente em praticamente tudo o que consumimos: o plástico.
Somos responsáveis pelo descarte de resíduos no planeta, e para fazermos diferente, é preciso estarmos atentos a detalhes e hábitos do nosso dia a dia, que podem, ou melhor, que fazem toda a diferença quando pensamos no descarte. Afinal, tudo o que consideramos lixo vai para algum lugar, e é esse pensamento que devemos ter em mente sempre que vamos consumir algo, principalmente, se esse consumo envolver o plástico.
Optar por embalagens maiores que demoram mais para serem descartadas, e que lhe dão opção de reabastecê-la, parece algo muito pequeno, mas você já fez as contas do número de embalagens que consegue reduzir se adotar esse hábito simples em suas compras do mês? Outra maneira de diminuir a quantidade de embalagens é optar por aqueles insumos que são concentrados, que rendem mais e o descarte demora.
Fazer a sua parte e fomentar esse mesmo interesse para a sua bolha social é o que cada um de nós precisa praticar pelo meio ambiente, para as nossas gerações futuras.
NA MÍDIA
ARTIGO
2021 com pandemia de empreendedores de impacto social e ambiental O ano de 2020 ficará marcado eternamente para todos os habitantes do planeta Terra. A pandemia está deixando um rastro de tristeza, medo e novos hábitos.
A cada nova “onda” de infectados, também vem uma onda de cuidados e esperança. Mesmo com a vacina, até todos estarem imunizados ainda levará alguns meses. O tal do “novo” normal (não gosto deste termo e fiz um artigo sobre isso) chegará logo mais e temos que nos preparar.
Algumas “caixas” de Pandora foram abertas e escancaradas. Listo algumas: a fragilidade da saúde no país, que deixou faltar insumos e oxigênio até em capitais; a desigualdade social que se agravou ainda mais; a entrada de mais gente nos números abaixo da linha da pobreza; a educação que precisou colocar tecnologia às pressas. — Por Marcus Nakagawa
UFRJ disponibiliza mais de 2 mil e-books gratuitos A UFRJ disponibilizou um total de 2.650 livros de editoras acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento, gratuitamente. Entre elas estão:
Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.
Sou sempre a favor da disseminação do conhecimento de maneira acessível e igual para todos. Afinal, é a educação que pode, de verdade, transformar o mundo e deixá-lo menos desigual.
Veja aqui todos os livros disponibilizados pela UFRJ :
Programa em Curitiba troca material reciclável por alimentos Já pensou em trocar material reciclável por alimentos de pequenos produtores? Isso é possível na cidade de Curitiba, no Paraná.
O programa Câmbio Verde, criado em 1991, funciona por meio de parceria com uma federação de produtores rurais, que entregam os alimentos para a cooperativa. O governo compra os alimentos e repassa aos pontos de troca do Câmbio Verde, nos quais é realizada a permuta dos materiais recicláveis.
Conheça mais sobre o programa:
Satisfação em lecionar Uma das recompensas de ser professor é receber mensagens de ex-alunos que aplicaram as técnicas de conhecimento discutidas em sala de aula, na sua vida pessoal e profissional.
Este mês recebi uma dessas, que deixam qualquer dia mais alegre. Um dos meus ex-alunos participou da 5ª temporada do programa Shark Tank Brasil, oferecendo a sua startup, a Styme.
A Styme é uma empresa de soluções digitais para restaurantes que precisam otimizar sua operação, trazendo reduções de custos, e uma experiência única de atendimento ao cliente.
Curso de férias O mês de fevereiro é marcado com a volta às aulas, este ano ainda está diferente do esperado, mas digamos que já estamos mais habituados à nossa realidade.
Logo no início do mês, ministrei um curso rápido de férias para uma turma superinteressada em aprender mais sobre o Empreendedorismo de Impacto Social. Já na semana seguinte, iniciaram as aulas de Graduação e no MBA na ESPM.
Muita discussão e debates em torno do desenvolvimento sustentável e do empreendedorismo é o que esperamos neste ano.
Conheça mais sobre os cursos oferecidos pela ESPM:
|