Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa!
Chegou mais uma edição da newsletter "Sustentabilidade e Empreendedorismo"!
No mês em que chamamos a atenção para as mudanças climáticas no mundo, é preciso que cada um como cidadão esteja atento aos hábitos diários que, podem sim, impactar em curto e longo prazo nosso ecossistema. Afinal, todos nós somos responsáveis por um mundo mais saudável e sustentável.
Continue comigo e aproveite mais a 59ª edição da minha news!
Marcus Nakagawa Mudanças Climáticas no mundo No mês de março, mais especificamente no dia 16, é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, mas será que esse dia é motivo real de comemoração?
Na verdade, não! Este dia foi instituído para chamar a atenção de governantes e empresas para uma realidade que está cada vez mais próxima de nós. As mudanças bruscas de clima que sofremos nas estações do ano, as queimadas sem controle, o derretimento das geleiras nos polos, tudo isso são indicativos de que há algo errado com o nosso clima, e que se nada for feito, com urgência, toda a humanidade sofrerá as consequências, na realidade já estamos sofrendo, e os animais também.
Segundo projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), nos próximos 100 anos poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8°C e 4,0°C, e um aumento do nível médio do mar entre 0,18 m e 0,59 m, o que pode afetar significativamente as atividades humanas e os ecossistemas terrestres.
Parecem baixos esses números, não é? Mas, isso pode impactar consideravelmente na humanidade, fazendo com que algumas espécies nem sobrevivam a essa mudança. Nosso papel, enquanto cidadãos, é exigir das autoridades que sejam respeitadas as medidas de proteção da natureza, e ajudar fazendo nossa parte, com o descarte correto de lixos e resíduos, e também praticando o consumo consciente.
NA MÍDIA
ARTIGO
O consumo pós-pandemia com valor sustentável Empresas terão que agregar outros valores, além daqueles que o produto ou o serviço já entregava?
A vacina chegou, alguns tratamentos deram certo, mas, ainda é um momento de muito cuidado e expectativa. As empresas de serviços começam a repensar que tipo de novas atitudes precisarão ter nos seus processos e procedimentos; os gestores de produtos nas corporações, por sua vez, pensam em como retomar as vendas rapidamente; então, fica aqui uma grande questão: será que, após a pandemia, teremos que agregar outros valores, além daqueles que o produto ou o serviço já entregava?
Cada produto e serviço possui no seu cerne a proposta de valor principal, a que veio ao mundo. Por exemplo, em um xampu, a ideia é limpar o cabelo; um sorvete, ser saboroso e refrescante; um carro, locomover de um lado para outro; um restaurante, servir uma experiência gastronômica; uma escola, entregar educação de qualidade, entre outros exemplos que vocês possam imaginar. — Por Marcus Nakagawa
Carros elétricos ganhando espaço nas empresas Nas minhas aulas incentivo o momento “Notícias da Semana”, no qual os alunos e alunas compartilham alguma notícia de sustentabilidade. Em um desses momentos, eles me trouxeram que a Ambev está investindo fortemente em caminhões elétricos, em parceria com algumas startups e empresas, como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, para entregar as suas bebidas.
Além disso, a FedEx Brasil me enviou uma notícia apresentando também os veículos elétricos, além de outras ações superimportantes no mundo inteiro: o mundo está mudando e as parcerias precisam acontecer, essas são notícias que nos fazem acreditar que estamos indo no caminho certo.
Veja a reportagem:
E-book gratuito Você sabe para onde vai o seu lixo? Será que simplesmente some depois que você joga na lixeira? Será que não está faltando ampliar a sua percepção para uma visão mais sistêmica e circular?
É preciso entender que muitas pessoas e famílias dependem de uma ação correta do seu dia a dia, e o quanto essa simples ação gera um impacto enorme no meio ambiente.
As professoras Sylmara Dias, Luciana Ziglio e Tatiana Sakurai organizaram o livro “Catadores e espaços de (in)visibilidades” para ajudar na compreensão da importância do descarte correto de lixo e resíduos.
Acesse e baixe o livro gratuito:
2021 Stakeholder Capitalism Forum Entre os dias 6 e 8 de abril será realizado o “2021 Stakeholder Capitalism Forum”. Serão 15 painéis, 15 curadores, e 60 painelistas, em três dias de debates sobre questões-chaves para a sociedade nos próximos anos.
Sou responsável pela curadoria e mediarei o painel com o Carlos Eduardo Lessa Brandão, a Glaucia Terreo e mais um representante de uma grande empresa, para discutir as métricas e os indicadores desta temática tão importante.
O evento é uma organização da ESPM com o Stakeholder Relations, apoio institucional do Sistema B, Instituto de Relações Governamentais – IrelGov e Global Reporting Initiative. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
Acesse e se inscreva:
Empresa desenvolve “Piso verde” a partir de plástico reciclado Já pensou em ter um piso feito totalmente a partir de plástico reciclado? A JBS Ambiental já desenvolveu isso.
Após dois anos de estudo, a empresa criou um processo no qual é possível transformar um tipo de plástico, utilizado em produtos in natura, embalados à vácuo em pisos intertravados, próprios para aplicação em ambientes externos, como pavimentação de pátios. Demais, né?
Leia mais sobre o “piso verde”:
|