Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa!
Acaba de chegar a edição 63 da newsletter "Sustentabilidade e Empreendedorismo".
Você já se sentiu diferente de todo mundo? Os padrões estabelecidos pela sociedade nem sempre são inclusivos e, por isso, a batalha por um mundo mais diverso, plural e multicolorido tem sido muito citada em debates.
Continue comigo e aproveite mais uma edição da minha news!
Marcus Nakagawa O diferente como diversidade Afinal, o que é ser diferente? Você é diferente do padrão imposto pela sociedade? Mas, por que o padrão é escolhido como certo, e partir dele eu tenho que ser considerado diferente ou não? Complexo? Sim, bastante, mas estudar sobre o “diferente” é legal e ajuda a entender várias vertentes.
Em um momento de pausa na rotina diária, devido a uma recuperação médica, aproveitei este tempo para assistir mais filmes com meus filhos. Adoro assistir animações.
Gosto ainda mais das mensagens desses filmes. Não sei se é por estar sempre pensando nesses tópicos do desenvolvimento sustentável, educação, sustentabilidade, responsabilidade social, ESG, diversidade, direitos humanos etc.
Quero destacar dois filmes em especial: Luca, da Pixar, e Mulher Maravilha 1984, da DC Comics, que trazem esses e muito mais "conceitos".
Diversidade, inclusão, empatia e humanidade que talvez estejam faltando neste momento, em um mundo cada vez mais polarizado. Com uma pitada de responsabilidade ambiental, também, são ótimos exemplos para empresas que estão tentando entender o tal do ESG.
Na verdade, tudo isso é o que buscamos e já está escrito e assinado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O que procuro com meus informativos é trazer conhecimento de algo que é acessível a todos e que só falta o simples ato da prática.
E você, está incentivando a educação e a diversidade com a verdadeira finalidade? Ou só está querendo bater a "meta"?
NA MÍDIA
ARTIGO
O passo inicial para empreender com impacto e propósito Na busca pelo propósito, é fundamental saber o que faz seus olhos brilharem
Retomada econômica inclusiva, energia renovável sustentável, logística reversa, combate à Covid-19, apoio as pessoas em situação de rua, impacto na periferia, diversidade e inclusão, segurança alimentar, orgânicos, captação de recursos. Seria possível escrever um artigo inteiro com esses temas, que são alvo de impacto de empreendedores socioambientais.
Fico pensando o quanto as pessoas devem ficar agoniadas com tantos problemas e desafios que temos no país. A complexidade da nossa civilização e a busca por um estilo de vida de sucesso não-comunitário devem também ajudar nesse processo.
— Por Marcus Nakagawa
Apoie o livro “Sociologia para Crianças” Uma grande amiga e colega da ESPM, Tatiana Amendola Sanches, desenvolveu um projeto lindo e bastante necessário para a sociedade, como um todo.
Você já conversou sobre sociologia com seus filhos, filhas, sobrinhas, sobrinhos, netos ou netas? Tentou falar de machismo ou feminismo para as suas crianças? Ou, ainda, sobre religião?
O projeto já tem um podcast e agora um livro, no qual a filha da Tatiana, a Alice, é coautora, mas para que ele seja publicado precisa da sua ajuda.
Veja como apoiar este projeto:
Como ela mesma coloca: "O livrinho Sociologia para Crianças está pronto e precisa da sua ajuda para criarmos um mundo melhor".
OMO terá garrafa à base de papel em 2022 Quando afirmo que as empresas estão tomando consciência (e cada vez mais rápido) do seu papel no meio ambiente, fico feliz em saber que estou certo.
A Unilever acaba de anunciar a primeira garrafa feita à base de papel de um dos seus principais produtos: o lava-roupas OMO. A previsão é que no primeiro semestre de 2022 o produto já seja comercializado com essa nova embalagem.
A garrafa é feita de celulose, de origem sustentável, e foi projetada para ser reciclada junto com os outros resíduos de papel dentro da cadeia de reciclagem.
Veja mais sobre a embalagem à base de papel:
Você descarta o seu resíduo eletrônico corretamente? Sabe aqueles aparelhos eletrônicos que já ficaram obsoletos? Aquele celular velho que não vale a pena o conserto? Ou aqueles emaranhados de fios e cabos antigos que não têm mais serventia? O que fazer com eles?
O correto é que se procure um ponto de descarte de resíduos eletrônicos, pois desta maneira, você pode ter certeza que esse material não acabará sendo descartado no meio ambiente de maneira nociva.
Quer saber onde encontrar um ponto de descarte de resíduos eletrônicos? Acesse o link e confira:
Postes são coloridos com tintas que limpam o ar O projeto Converse City Forests, idealizado pela criadora dos icônicos tênis All Star, chegou ao Rio de Janeiro.
No projeto, artistas realizam suas pinturas nos postes do bairro de Copacabana com uma tinta fotovoltaica, que possui a tecnologia de absorver o CO2 durante o processo de secagem e de toda a sua vida útil.
Demais né? Veja mais detalhes sobre essa ação:
|