Com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) precisamos da sua permissão para continuar em contato! Caso não queira mais receber este informativo, clique aqui para se descadastrar. Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Gente boa, olá!
A edição 66 da newsletter "Sustentabilidade e Empreendedorismo" está no ar!
Neste mês, foi realizada a COP26, um evento organizado pela ONU para discutir as mudanças climáticas. O Brasil e muitas empresas nacionais participaram do encontro que discutiu, principalmente, a regulamentação de créditos de carbono. Saiba como isso pode afetar o meio ambiente.
Além disso, falo de movimentos importantes, como o Fundo Agbara, para mulheres negras empreendedoras, e o ensino da cultura oceânica na rede pública de ensino.
E, para fechar, que tal saber qual é o impacto da sua vida no planeta? Calcule sua pegada ecológica!
Continue comigo e aproveite mais uma edição da minha news!
Marcus Nakagawa
DESTAQUE
COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 Mais de 190 líderes mundiais e dezenas de representantes governamentais e empresas se reuniram para a 26ª Conferência das Partes, em Glasgow, Escócia.
Como principal assunto do encontro estava a discussão sobre a redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa para conseguir limitar em até 1,5º C, o aquecimento global.
A maior expectativa era a definição de regras para a regulamentação das emissões de carbono, assinadas no Acordo de Paris e que continham muitas brechas. O artigo 6 permite a negociação de créditos de carbono, mas necessita de uma regulamentação que permita que empresas e países com metas de neutralização de carbono negociam seus certificados segundo a lei de oferta e demanda.
Quer entender melhor? Leia a entrevista que dei para a CNN, clicando aqui:
NA MÍDIA
ARTIGO
Como eu descobri o empreendedorismo Em minha coluna inaugural para o Whow!, explico como o empreendedorismo permeia minha trajetória
Na escola em que eu estudei, lá no interior de São Paulo, tinha um menino que vendia brigadeiros em todo o recreio. Mesmo sendo uma escola particular com muitos amigos bolsistas, este em específico tinha um padrão de vida na média dos outros alunos e alunas. Quase todo dia ele pegava a caixa de plástico transparente e saía vendendo seus doces. Primeiro, oferecia para os professores e adultos, depois ia de grupinhos em grupinhos de alunos apresentando os brigadeiros e vendendo - sempre longe da cantina que também vendia brigadeiros. Aceitava dinheiro e tinha um caderninho que anotava quem ficava devendo. E, no dia seguinte, ia cobrar e oferecer novamente. Eu não entendia por que ele fazia isso em vez de brincar!
Lembrando destas cenas todas das minhas memórias me pergunto onde está este menino agora. O nome dele não era Elon Musk, nem Bill Gates, nem Abílio Diniz, nem Alexandre Costa, nenhum destes empreendedores famosos. — Por Marcus Nakagawa
PROF. NAKA IN DICA
Colunista no Whow! Tem artigo novo na área! No mês de novembro comecei minha nova coluna no Whow!, um portal de notícias de empreendedorismo voltado para o pequeno e médio empreendedor.
Lá, falarei sobre empreendedorismo consciente, que combina negócios e meio ambiente. Você vai descobrir que o ESG não é apenas para as grandes empresas.
Você pode conferir meu primeiro artigo no link acima.
Me acompanhe lá!!
Fundo Agbara - 1° Fundo Filantrópico de Mulheres Negras do Brasil No mês da Consciência Negra, não poderíamos deixar de falar de ações que lutam pela equidade racial e de gênero no país.
O Fundo Agbara é um deles, que potencializa iniciativas de mulheres negras com aportes financeiros e iniciativas como mentorias e formações técnicas, para dar a essas mulheres autonomia financeira.
Apoiar iniciativas como essa, não só ajuda a combater o racismo sistêmico e estrutural, como fortalece uma rede inteira de pessoas que são privadas de acesso de diversas atividades e ajuda na diminuição de desigualdade social.
Conheça mais sobre o Fundo e seja um doador!
Live #esquentajabuti Neste mês de novembro, participei de uma live promovida pela Livraria Loyola, com o Fernando Martins, apresentador da Jovem Pan.
Como vocês sabem, meu livro “101 dias com ações mais sustentáveis para o mundo” foi premiado em 2019, na categoria Economia Criativa, pelo Prêmio Jabuti.
Na live, tive oportunidade de falar sobre sustentabilidade na prática, o tema que abordo em meu livro e que pode ajudar você a ser mais sustentável no dia a dia.
Você pode conferir algumas dessas dicas na minha Série Dias Mais Sustentáveis no Youtube:
Santos será a primeira cidade do mundo a instituir a cultura oceânica na rede de ensino pública Santos, cidade da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, será a primeira do mundo a ensinar a cultura oceânica na rede pública de ensino. O pioneirismo foi confirmado pela Unesco e é fruto da parceria entre a Unifesp e os poderes legislativo e executivo da cidade.
A cultura oceânica faz parte das metas instituídas na Década do Oceano e o Brasil e começou a entrar em vigor em novembro, após sancionada a Lei da Cultura Oceânica.
Calcule a sua pegada ecológica Você sabe o que é pegada ecológica? E a sua pegada, você sabe qual é?
Pegada ecológica é uma metodologia que se refere à quantidade de recursos naturais utilizados para sustentar a vida das gerações atuais.
Nesta conta, é calculado o seu padrão de consumo, levando em conta todos os recursos naturais e energéticos gastos por você para manter suas atividades diárias.
Quer saber se suas atividades estão dentro da capacidade ecológica do planeta? Calcula sua pegada.
|