Com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) precisamos da sua permissão para continuar em contato! Caso não queira mais receber este informativo, clique aqui para se descadastrar. Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa!
Nossa última edição de 2021 da news “Sustentabilidade e Empreendedorismo” está no ar.
Neste mês, falaremos de como tornar as festas de final de ano mais sustentáveis, praticando o consumo consciente. Você se acha um consumidor consciente? Já tentou mudar hábitos e planejar seus impactos no meio ambiente?
Além disso, compartilho conhecimentos adquiridos nos eventos sobre sustentabilidade que participei, nos últimos dias, e apresento pesquisas e projetos que você pode conhecer e contribuir.
Continue comigo e que o próximo ano seja repleto de luz, saúde e bem-estar.
Nos vemos em 2022!
Marcus Nakagawa
DESTAQUE
Festas de fim de ano: como aplicar o consumo consciente? Está chegando o Natal e o Ano Novo e, nesta época, é comum querer presentear quem a gente ama e preparar um banquete para unir a família toda.
Mas você sabia que dá para ter um Natal e um Ano Novo mais sustentável?
No Brasil, cerca de 30% de todo o lixo gerado são embalagens, de acordo com o Instituto Akatu. Nas festas de fim de ano, com a compra de presentes e da ceia, esse número aumenta consideravelmente.
Por isso, uma das dicas que tenho para você é aplicar o consumo consciente nas festas. Mas, como? Você deve perguntar.
O primeiro passo é evitar o impulso das compras e diminuir os exageros. Planeje os presentes e evite o máximo de embrulho que conseguir. Ah, e dê presentes alternativos, busque marcas e produtores artesanais feitos por ONGs, cooperativas e opte por materiais reciclados.
Gostou? Na minha série Dias Mais Sustentáveis, você entende melhor a importância do consumo consciente. Assista!
NA MÍDIA
ARTIGO
A COP26, a governança e o greenwashing Veja como a aprendizagem das empresas para questões climáticas precisa acelerar, a partir da relação entre esses temas
Os efeitos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, foram sentidos em muitas empresas e organizações mundo afora. A importante reunião realizada no começo do mês de novembro sob o lema “Unindo o mundo para enfrentar as mudanças climáticas” acabou trazendo mais força para o movimento de Zero Carbon e para os investimentos ESG e de energia verde. Muitos outros temas avançaram, como o do mercado de carbono e a busca pelo fundo de “perdas e danos” para que os países desenvolvidos que mais emitem carbono “reembolsem” os países em desenvolvimento ou não desenvolvidos que estão sofrendo diretamente com esta emergência climática.
Um ponto importante foi a forte cobertura pelos veículos jornalísticos de todo o mundo, inclusive no Brasil, em alguns casos, com transmissão ao vivo de discursos e debates. Esta visibilidade apresentando todos os pontos de vista foi muito importante e acabou virando pauta em vários espaços empresariais, governamentais e na academia. — Por Marcus Nakagawa
PROF. NAKA IN DICA
Fellows Abraps – desenvolvimento pessoal e de carreira Em dezembro, comandei o encontro do Fellows da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), um programa voltado para jovens de 20 a 35 anos com interesse em se tornarem futuros líderes para o desenvolvimento sustentável.
No encontro, tive a honra de receber Rosana Teresa Ramos, vice-presidente do Instituto Agires, para compartilhar sobre sua trajetória e experiências.
Quer conhecer o programa?
Benfeitoria – refloreste a matoca Você conhece o #DiadeDoar? É um movimento realizado todos os anos, no dia 30 de novembro, para lembrar da importância e impulsionar a cultura de doações no brasileiro.
A data já passou, mas todo dia é dia de doar.
Como sugestão, apresento a Matoca, uma comunidade rural que tem a missão de proteger a pouca floresta que sobrou em Araraquara, interior de São Paulo.
Mas, este ano, a floresta pegou fogo, logo após a tempestade de poeira e geada que teve na região, e agora a Matoca está fazendo um financiamento coletivo para reflorestar e proteger, principalmente, a nascente que existe no local.
Que tal cultivar a cultura de doar que existe em você?
Para doar:
Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021 O Instituto Akatu e a GlobeScan apresentaram os principais resultados da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021: Um estudo global de percepções do consumidor. Realizado globalmente, em 31 países, o estudo contou com mil entrevistados no Brasil, todos maiores de 18 anos.
Entre as percepções, há descobertas sobre mudanças de comportamento do consumidor no período da pandemia, expectativas para a vida pós-pandemia e barreiras e gatilhos para a prática de uma vida mais saudável e sustentável.
Confira estudo completo:
Jurado do 7º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP e Transporte Moderno O Prêmio de Sustentabilidade é uma iniciativa do SETCESP, em parceria com a revista Transporte Moderno, que reconhece, divulga e dissemina as boas práticas de sustentabilidade realizadas pelas empresas do transporte rodoviário de cargas.
Promovido desde 2014, o evento avalia os projetos que aplicam um conjunto de medidas que reduzam o impacto do transporte rodoviário de cargas à sociedade, ao meio ambiente e promovem maior segurança no trânsito.
Tive a oportunidade de ser novamente jurado, na sua 7ª edição, avaliando empresas sustentáveis que buscam alternativas para proteger o meio ambiente. E, no último dia 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, foi a entrega da premiação. Parabéns a todas as empresas vencedoras!
Mediador no Fórum IEL de Gestão Na 4ª edição do Fórum IEL de Gestão, foram abordadas as boas práticas ambientais, sociais e de governança, neste que é um dos maiores encontros empresariais do Espírito Santo.
No evento, que contou com a presença do governador do estado e do prefeito da capital, tive a oportunidade de ser mediador de dois painéis, “ESG no Centro das Estratégias de Negócios" e "Diversidade, Inclusão e Equidade".
O evento ainda reuniu empresários, autoridades e representantes de entidades do mundo business.
Diálogos CEDS - Salvando a vida marinha O Diálogo CEDS é evento mensal, organizado pelo Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, que propõe diálogo entre palestrantes convidados e o público sobre determinados temas.
Na última edição de 2021, eu mediei a live “Salvando a vida marinha: conheça as iniciativas sustentáveis”, com participação da Camila Takahashi, coordenadora da SOS Mata Atlântica; Otacílio do Nascimento, da Fundação Toyota do Brasil; Daniela Delfini Campos, influencer da Sustentaoque?; e Marcella de Las Cuevas, gerente comercial da Já Fui Mandioca.
O evento apresentou todo o movimento ambiental que está sendo realizado para a conservação da vida marinha e os participantes tiveram a oportunidade de presenciar um conteúdo exclusivo.
Siga o Instagram do CEDS e saiba as próximas edições:
|