Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa!
Bem-vindos a edição 55ª da News "Sustentabilidade e Empreendedorismo"!
O consumo consciente vem ganhando, cada vez mais, espaço nas vidas das pessoas e já não era sem tempo. Em uma participação no Podcast Feel The Future, organizado pelo Estúdio Folha e Audi do Brasil, discuti sobre essa nova postura da Geração Z, em relação aos consumos e seus impactos no mundo.
Continue comigo e aproveite mais uma edição da minha news!
Marcus Nakagawa Feel The Future: o consumo consciente da Geração Z Neste mês tive a felicidade de poder falar sobre futuro e consumo de forma mais sustentável em um projeto maravilhoso o: Podcast Feel The Future da Audi do Brasil e Estúdio Folha.
Nos últimos anos já podemos observar a mudança de comportamento da Geração Z, em relação ao consumo, essas pessoas estão cada vez mais atentas às responsabilidades sociais das empresas e marcas que estão presente em seu dia a dia. E, digo mais, a tendência é que cada vez mais optem por empresas que estão comprometidas com alguma ação de sustentabilidade e que possam colaborar com um mundo melhor.
Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, chamada Opportunity Tree, mostrou que 84% dos jovens da Geração Z dizem não comprar produtos de companhias envolvidas em algum tipo de escândalo. Ou seja, se sua empresa ou negócio ainda não se conscientizou desses importantes dados, certamente ela perderá seu espaço em um futuro não tão distante.
A série de podcasts, apresentada pela jornalista Adriana Couto, já entrevistou nomes como Gustavo Cerbasi, Alex Atala, Tiago Alves e o piloto Lucas Di Grassi. E ainda terão muito mais!
Escutem e vamos buscar um futuro cada vez mais sustentável!
NA MÍDIA
ARTIGO
Produtos 'fênix', o renascimento e a economia circular Lembram da antiga lenda da bela ave fênix, de penas avermelhadas, que detinha uma poderosa força e podia viver por muitos anos? Suas lágrimas curavam doenças e, ao final da sua vida, cantava uma triste melodia, queimava-se e depois ressurgia das cinzas.
Este símbolo do renascimento, da vitória da vida sobre a morte e do eterno recomeçar é o conceito que precisamos aplicar em todos os produtos que desenvolvemos e consumimos. É isso que temos que discutir dentro deste novo modelo da economia circular e do desenvolvimento sustentável.
— Por Marcus Nakagawa
Livro Digital Gratuito Quer conhecer mais sobre organizações e empresas que estão fazendo a diferença positiva nas questões ambientais e sociais? Olha só essa dica de livro digital, totalmente gratuito, sobre Negócios de Impacto, organizado pelo professor Claudinei Pereira Gonçalves, que eu e o meu amigo Ismael Rocha Junior tivemos o prazer de participar, em um capítulo, contando sobre o Iteva - Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado.
O Iteva é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins econômicos, com sede em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Atua com ações complementares e relacionadas à educação, cultura, profissionalização e lazer de crianças, adolescentes, jovens e professores.
O livro NIS+ Negócios de Impacto Socialmente Positivo está disponível para baixar gratuitamente aqui:
O que é sustentabilidade? Mas, afinal, o que é sustentabilidade? Ouço essa pergunta, constantemente, em minhas aulas e palestras e acredito que muitas outras pessoas, mundo afora, tenham essa dificuldade em definir, realmente, esse conceito.
Pensando nisso, gravei um artigo-vídeo para o canal no Youtube do Dias Mais Sustentáveis explicando tudo.
Confira aqui:
Pesquisadores desenvolvem embalagem de coco e mandioca Pesquisadores da Bahia desenvolveram uma embalagem biodegradável, feita de fibra de coco e amido de mandioca, para transporte de manga, fruta muito exportada no estado.
Os criadores, coordenados pela Embrapa, atestam que a embalagem se degrada em menos de seis meses após o descarte. Demais, não é mesmo?
Confira a matéria completa aqui:
Jurado no Prêmio Jabuti 2020 Um ano ganhador e agora jurado!
Fui convidado para compor o júri do Prêmio Jabuti 2020, esse reconhecimento tão importante da literatura no país, realizado pela CBL - Câmara Brasileira do Livro, do qual tive a honra de ganhar em 2019, na categoria “Economia Criativa”.
Veja aqui os finalistas da premiação:
Navio cargueiro movido a vento Imagine um gigante marítimo movido apenas com a força do vento? Seria incrível, não é mesmo? Esse projeto já existe e está sendo desenvolvido por uma empresa, na Suécia, que tem a intenção de torná-lo real até 2025.
O Ocean Bird promete reduzir cerca de 90% da emissão de CO2 gerada com as travessias transatlânticas. Projetos como esse que fazem a gente acreditar que as mudanças estão sim acontecendo.
Veja a matéria completa sobre o Ocean Bird aqui:
Jurado no 6º Prêmio de Uma alegria poder participar da sexta edição do Prêmio de Sustentabilidade Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região) e ver como empresas do setor de cargas estão preocupadas com a sua responsabilidade com o meio ambiente, bem como apresentando propostas de mudanças para um mundo mais sustentável.
Os cases apresentados pelas empresas finalistas foram animadores.
Confira aqui os vencedores desta edição:
|