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Chegamos à última edição do ano da news "Sustentabilidade e Empreendedorismo"!
Um ano que, com certeza, trouxe diversas mudanças de hábitos e rotinas na vida de todo o mundo. Mas o mundo não parou, muito pelo contrário, se reinventou e adquiriu conhecimento de maneira on-line e se solidificou ainda mais.
Continue comigo e aproveite mais uma edição da minha news!
Marcus Nakagawa Aprimore seus conhecimentos com o curso “Empreendedorismo de Impacto Social”, pela ESPM Como professor e palestrante, esse ano foi realmente desafiador, embora já acostumado com o processo digital, migrar completamente para as aulas on-line me fez sentir na obrigação de me reinventar para conseguir repassar o conteúdo da melhor maneira possível para meus alunos, ouvintes e seguidores. A aprendizagem não pode parar e a melhor maneira de adquirir conhecimento é se aprimorar cada vez mais. Foi pensando nisso que, juntamente com a ESPM lancei o meu curso de férias Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo, com aulas ao vivo, para aproximar a interação e, assim, discutirmos diversas questões sobre este tema. Este curso é voltado, principalmente, para empreendedores que querem inserir propósitos e causas em seus negócios, iniciantes, mobilizadores sociais, executivos e gestores. Quer saber mais detalhes e como se inscrever? Acesse aqui:
NA MÍDIA
ARTIGO
ESG ou Sustentabilidade Empresarial? Não sei se é a minha bolha nas redes sociais, mas muitos dos meus contatos estão postando e escrevendo sobre este tal de ESG. Muitas empresas estão indo atrás deste termo e meus alunos e alunas começaram a se confundir com as várias siglas e conceitos. Será que isso tem a ver com a sustentabilidade? É um outro tema que conversa com o Desenvolvimento Sustentável? Já temos que ir atrás de um outro curso ou indicador? — Por Marcus Nakagawa
Jurado no Prêmio Empreendedor Social Tive a honra de ser jurado no Premio Empreendedor Social 2020, promovido pela Folha de S. Paulo, na categoria “Ajuda Humanitária”. Este ano, os projetos avaliados foram todos em resposta ao combate à Covid-19, que gerou diversos desafios e uma crise sanitária pelo mundo inteiro. O prêmio ainda conta com mais duas categorias: “Mitigação da Covid-19” e “Legado Pós-Pandemias”. Ao todo, foram 30 ganhadores, sendo 10 em cada categoria.
Veja aqui a lista dos ganhadores do ano:
Apresentação para o Instituto Ayrton Senna Mais um semestre de parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a ESPM resultou em uma apresentação super legal dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, na ESPM. Os projetos foram aplicados a partir de um desafio apresentado pelo Instituto, neste ano, sobre um plano de marketing de causa, comunicação e captação de recursos, no mundo digital. Muitas ideias e ações interessantes! Conheça mais sobre as atividades do Instituto e saiba como ajudar aqui:
Solução para resíduos orgânicos de shoppings e supermercados Aquelas iniciativas que dão orgulho e combustível necessário para seguir produzindo conteúdo de ações mais sustentáveis. Duas empreendedoras da Bahia criaram a startup Solos que transforma resíduos orgânicos de shopping centers e supermercados em adubo.
A empresa é responsável por analisar e propor uma gestão de resíduos adequada para as necessidades de cada lugar. Esta iniciativa foi baseada no ODS 12, que prevê reduzir pela metade o desperdício per capita mundial até 2030.
Conheça mais sobre a Solos aqui:
Tênis de corrida à base de plantas Quando digo que as empresas estão, ainda que de maneira lenta, se reinventando para seguir no mercado com inovações sustentáveis, muitos me perguntam se é mesmo realidade, pois vejam só!
A Reebok lançou o primeiro tênis de corrida baseado em plantas, feito de mamona, algas, eucalipto e borracha natural. A empresa está comprometida em reduzir o uso de poliéster em seus produtos e eliminá-los até 2025, para isso, ela criou dois projetos de sustentabilidade o [REE] GROW e o [REE] CYCLED.
Veja mais informações sobre esse tênis aqui:
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