Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa!
Ano novo, news nova! Chegou a primeira edição do "Sustentabilidade e Empreendedorismo"!
Após um 2020 bem desafiador, para todos nós, começar o ano com um novo propósito pode fazer a diferença no decorrer dos meses. E por que não pensar em um propósito sustentável que possa impactar o mundo socialmente?
Continue comigo e aproveite mais uma edição da minha news!
Marcus Nakagawa Propósito e Impacto para a Sustentabilidade No final de dezembro, tive a oportunidade de ministrar uma palestra super bacana na Nederman do Brasil. Neste 2020, que foi tão difícil com o distanciamento social, poder realizar meu trabalho, com interação pessoal, é uma grande recompensa. Claro, tudo com muito cuidado e de acordo com os protocolos de saúde exigidos neste momento.
Para pensarmos em uma ação ou tomarmos uma decisão de impacto real na sustentabilidade é preciso ter um propósito. Quem ou o que quero atingir? Qual o meu objetivo final com isso? O que vamos melhorar, seja em curto ou em longo prazo? Todos estes questionamentos fazem parte do processo avaliativo que precisamos levar em consideração e, assim, tomar uma atitude mais assertiva em relação a sustentabilidade.
Gosto muito de promover momentos de reflexão para os colaboradores de empresas que se preocupam com a possível e necessária mudança que o nosso planeta precisa. Como professor e formador de opinião, me sinto na obrigação de expor esses debates tão construtivos e, assim, “espalhar a semente” para mais pessoas que estão dispostas a realizar boas ações por aí.
NA MÍDIA
ARTIGO
Philip Kotler e o impacto socioambiental Na minha jornada laboral, quando decidi fazer faculdade de Marketing e Comunicação, não imaginava que escutaria tanto este sobrenome, que hoje escolho como título deste artigo.
Na melhor escola de publicidade do país e da América Latina, há quase duas décadas, carregávamos os livros de Administração e Marketing debaixo do braço como se fosse um manual básico de Direito ou uma Bíblia, para os mais religiosos. E, até hoje, muitos alunos e alunas da graduação, MBA e pós-graduação carregam o livro só que agora também no modelo digital, nos seus tablets, laptops e celulares.
O conteúdo vai se adequando à realidade, mas o pensamento basilar é o que muitas empresas, marcas, produtos e serviços utilizam constantemente. Quando estamos ensinando, mesmo que com as temáticas ligadas às questões socioambientais, vejo que a estrutura de pensamento continua seguindo os ensinamentos do ícone da temática do Marketing no mundo. — Por Marcus Nakagawa
Últimos dias de inscrição para o curso Empreendedorismo de Impacto Social Na próxima semana começa o meu curso de férias “Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo”, promovido pela ESPM.
Que tal iniciar o ano e aproveitar o período de férias para aprimorar ainda mais o seu conhecimento e melhorar suas ações para mudar o mundo?
Ainda dá tempo de fazer sua inscrição:
Energia solar cresce em 2020 Mesmo com o ano difícil para a economia em 2020, o uso da energia solar cresceu 58% em comparação a 2019, isso graças ao preço de custo das instalações, que passaram a ser mais competitivos no ano passado.
Algumas grandes empresas já estão embarcando nesta fonte de energia renovável, recentemente uma grande rede de academias, a Smart Fit, anunciou que funcionará totalmente com uso de energia fotovoltaica, no estado de Minas Gerias. Curiosamente este é o estado do Brasil que lidera o uso desse tipo de energia.
Veja aqui mais detalhes:
Família constrói casa totalmente sustentável Já pensou em morar em uma casa totalmente sustentável, construída pelas suas próprias mãos?
Uma família de Mato Grosso tornou isso uma realidade e o mais legal é que foi em apenas três meses. Incrível, não é mesmo? A casa, construída a partir da permacultura, ou seja, uso de recursos naturais que vão a favor da natureza e não contra ela, possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e sala de jantar, é chamada de Casa de Cupim, pensada totalmente em uma engenharia ecológica e na economia circular.
Conheça mais sobre essa história:
Bosques da Memória A campanha Bosques da Memória foi criada com o objetivo de plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da COVID-19 e em agradecimento aos profissionais de saúde no Brasil.
Esta inciativa foi realizada por três instituições: a Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA; a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA; e do PACTO pela Restauração da Mata Atlântica.
Em um ano que muitas vidas foram perdidas, por conta da pandemia, e que as queimadas destruíram boa parte da mata virgem no país, esta é uma ação sustentável que pode, sim, mudar o mundo em longo prazo.
Conheça mais sobre o Bosques da Memória:
|