Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa!
A edição 62 da newsletter "Sustentabilidade e Empreendedorismo" está no ar!
No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente não poderia deixar de compartilhar algumas das minhas participações em grandes discussões sobre esse tema tão significativo para todos.
Continue comigo e aproveite mais uma edição da minha news!
Marcus Nakagawa Mês do Meio Ambiente No dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas as atividades em torno desse tema se estenderam por todo o mês. Eu tive a oportunidade de participar de várias entrevistas, fóruns, debates e lives. Como é prazeroso compartilhar informação e conhecimento sobre sustentabilidade e saber que a sociedade, como um todo, está mais engajada e preocupada com o meio ambiente.
Consigo observar que dentro e fora do meio acadêmico os debates sobre ações sustentáveis, políticas de ESG e projetos visando a recuperação do meio ambiente, de diferentes formas, estão ganhando espaço e a visibilidade necessária para conseguirmos mudar hábito de toda a sociedade.
Claro que, infelizmente, isso está acontecendo em passos lentos, porém, quanto mais conhecimento e informação conseguirmos passar, mais gente estará conscientizada e disposta a mudar por um bem ainda maior que é a saúde de nosso planeta como um todo.
E você, já começou a mudança pelo mundo na sua rotina? Acesse a plataforma Dias Mais Sustentáveis e confira notícias e dicas que podem te ajudar a dar o primeiro passo.
NA MÍDIA
ARTIGO
A cadeia de valor do negócio de impacto social Não dá para escolher fornecedores que têm trabalhadores em situação de escravidão ou que não gerenciam resíduos por um menor preço
Tenho conversado e debatido sobre as questões do ESG e da sustentabilidade empresarial que, cada vez mais, estão inseridas nas grandes empresas.
A temática abrange a boa gestão dos públicos de relacionamento, ou steakeholders, que neste caso são fornecedores, colaboradores, enfim, todos aqueles que influenciam ou podem ser influenciados pela empresa.
Aliás, a palavra “influenciador” está na moda. Tempos atrás chamávamos estes de formadores de opinião e sempre se buscava convivência para uma boa imagem e reputação, uma relação em que todos ganham. — Por Marcus Nakagawa
Sustentabilidade da Chubb Brasil Recebi o convite para ministrar uma palestra sobre sustentabilidade na Chubb Brasil, uma das maiores empresas de seguros do mundo.
A sustentabilidade empresarial é um dos temas que apresentamos e trazemos para o dia a dia da empresa, do colaborador e do cidadão. Agregando, assim, o verdadeiro e profundo conhecimento do ESG na empresa.
É gratificante saber que as empresas estão, cada vez mais, preocupadas em inserir a sustentabilidade em suas ações e compartilhar com seus colaboradores.
Conheça mais sobre a Chubb Brasil:
Primeira usina termossolar da América Latina O futuro com fontes de energias renováveis está cada vez mais perto e já podemos comemorar a chegada da primeira usina de energia termossolar da América Latina, inaugurada no Chile.
Localizada na cidade de Calama, no norte do país, a usina possui mais de 10 mil heliostatos, 392 mil painéis solares e uma torre de 250 metros de altura. Esse projeto será capaz de reduzir 630 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) por ano.
Veja mais sobre a usina termossolar:
Jurado do Prêmio Eco Amcham Brasil 2021 Compartilhando mais uma participação grandiosa. Fui convidado, mais uma vez, para ser jurado do no Prêmio Eco Amcham Brasil 2021.
Há 38 anos, o Prêmio Eco dá voz às ideias, ações e esforços que promovem as melhores práticas empresariais voltadas à sustentabilidade dos negócios, da sociedade e do meio ambiente.
Quando comecei minha carreira na área de sustentabilidade empresarial, ESG – que na época era chamado de Responsabilidade Social Corporativa –, este Prêmio já era uma referência para as empresas.
Conheça mais sobre:
Cientistas criam embalagem feita de pipoca para substituir o isopor Já pensou em poder utilizar embalagens no seu dia a dia feita de pipoca?
Uma equipe de pesquisa da Universidade de Göttingen, na Alemanha, vem estudando o processo de fabricação de produtos de pipoca há muitos anos. A ideia é utilizar esses produtos como embalagens alternativas sustentáveis ao plástico ou isopor.
Além disso os cientistas já identificaram que estes produtos são capazes de repelir a água, o que abre novas possibilidades de estudo no futuro.
Leia mais em:
|