Com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) precisamos da sua permissão para continuar em contato! Caso não queira mais receber este informativo, clique aqui para se descadastrar. Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador. Olá, gente boa!
Bem-vindo à nossa edição 69 da news “Sustentabilidade e Empreendedorismo”, que já está no ar.
Neste mês, falaremos da importância da doação de sangue para quem precisa e como esse ato pode ser sustentável.
Além disso, trago novidades sobre a nova turma do meu curso de Empreendedorismo de Impacto Social e destaco a nova pesquisa de Varejo com Causa.
Confira também como ter uma composteira em casa e um projeto incrível da ESPM Social.
Continue comigo e aproveite!
Marcus Nakagawa
DESTAQUE
Você sabia que doar sangue também é ser sustentável? Os hemocentros do estado de São Paulo emitiram um alerta para a população devido ao baixo estoque de sangue. A situação é crítica em várias regiões e a falta de sangue impacta no cancelamento de cirurgias e atendimentos de urgência.
Você já doa sangue? Doar sangue é um ato de cidadania e acessível para muitas pessoas.
Além disso, um dos tópicos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU é a promoção da Saúde e Bem-estar, ou seja, doar sangue também é ser sustentável.
Se você tem entre 18 e 69 anos, pesa no mínimo 50 quilos e está em boas condições de saúde, procure um hemocentro mais próximo e doe!
É simples e rápido. Uns minutinhos que você vai investir doando podem significar uma vida para quem está precisando muito.
NA MÍDIA
ARTIGO
A revolução do ESG em 2022? Pesquisas mostram o crescimento da importância das questões ESG nos negócios e no dia a dia dos consumidores. Resta saber se é uma revolução ou um movimento lento
O ano começa e sempre temos as várias previsões de todos os tipos na área econômica, política, social, empresarial, enfim, em todas as especialidades temos muitos palpites, mas também alguns argumentos mais sólidos.
Neste ano, em que tanto esperamos pela reabertura e normalização, como os “gurus” da área da saúde vêm comentando, a economia mundial tem uma tendência de melhoria e as empresas começam a planejar novos focos de investimento, reestruturações e desenvolvimento da gestão de uma forma assertiva.
No Brasil, ainda teremos algumas variáveis a serem pesquisadas, como as eleições e a Copa do Mundo, que sempre acabam alterando os planos empresariais. — Por Marcus Nakagawa
PROF. NAKA IN DICA
Curso Empreendedorismo de Impacto Social Nos dias 11, 12, 18 e 19 de março, iniciarei a 7ª turma do meu curso "Empreendedorismo de Impacto Social". As inscrições já estão abertas e se encerram dia 9/3, ou até as vagas esgotarem.
O curso terá 18 horas de duração e será realizado, presencialmente, na ESPM Tech (Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana). Serão seis aulas, nas quais os alunos aprenderão como desenvolver uma organização que resolve problemas do mundo, trabalhar em causas sociais e ambientais, além de transformar a realidade de um grupo social.
É uma ótima oportunidade para empreendedores que querem inserir propósitos e causas em seus negócios; iniciantes, para gerar conhecimento de possibilidade em sua carreira; para quem deseja migrar para realizar uma nova carreira com propósito de causa e mobilizadores sociais.
Vamos lá?
Pesquisa varejo com causa Você sabia que o Varejo também pode ter causas sociais ou ambientais? Pode ajudar ONGs, projetos e campanhas. E, mais do que isso, ganhar vários "pontinhos" no S do ESG, em relações com a comunidade, atuação em causas, desenvolvimento social, entre outros.
A pesquisa Varejo com Causa da Editora Mol, da Cause e do Movimento Arredondar mostra como “as redes varejistas têm o poder de liderar ações de transformação social”, por estarem em contato direto com os consumidores e criar um relacionamento direto entre a marca e o cliente.
Que tal conhecer mais sobre a pesquisa e descobrir como grandes marcas estão ajudando ONGs pelo Brasil?
Você já conhece a Agência de Voluntário Universitário da ESPM Social? É um projeto que trabalha em para beneficiar a sociedade baseada em responsabilidade socioambiental.
Todo semestre, oito instituições são selecionadas para receber o trabalho de consultoria desenvolvido pelos alunos de vários cursos da ESPM e eu tenho o orgulho de ser um dos orientadores.
Ano passado, foram oito ONGs contempladas pelo projeto: Instituto Escuta; Associação Verbo Amar; Instituto Lidera Jovem; Bengala Verde; Eletricistas do Bem; Trupe do Riso; Pernas de Aluguel e Instituto Ação Geral.
Este ano, as inscrições vão até o dia 25 de fevereiro. Corre que ainda dá tempo de participar!
Conheça mais sobre a agência e quem sabe, inscrever uma instituição para participar:
Como ter uma composteira em casa? Você já pensou em ter uma composteira em casa? Além de descartar os rejeitos orgânicos de maneira sustentável, você ainda consegue um rico material orgânico para adubar a sua horta ou jardim.
E, para ter uma na sua casa, é muito fácil. Basta reservar um local no qual você terá um recipiente para descartar todo material orgânico da sua casa, como restos de alimentos, talos e cascas de verduras e frutas.
Existem caixas próprias disponíveis no mercado para que você monte a sua em casa ou apartamento. Depois de seguir os passos, só é preciso seguir depositando todo resíduo e o líquido produzido.
Confira o passo a passo:
|